sábado, 28 de março de 2009

Reencarnação




Reencarnação
é como uma escada só que a diferença é que você nunca desse só fica parado no mesmo degrau ou sobe cada vez mais.

Qual a finalidade da reencarnação ?
Promover nossa evolução. No estágio primário de evolução em que nos encontramos, necessitamos das limitações impostas pela carne, que agitam alma ao mesmo tempo em que nos habituam às disciplinas do trabalho. A simbologia bíblica –
ganhar o pão de cada dia com o suor do rosto – nos dá uma idéia a respeito do assunto.


Nota-se que quem não está familiarizado com a reencarnação tem dificuldade para conceber que possa ter sido outra pessoa. Como explica-la de forma objetiva e clara?
Imaginemos um ator desempenhando sucessivos papéis – homem, mulher, velho, criança, europeu, asiático, branco, negro, são, doente… Mudará de trajes e de aparência, mas será sempre ele mesmo, transvestido. Assim é o Espírito, que assume sucessivas personalidades, mas é sempre a mesma individualidade.

A questão crucial é o esquecimento. Por que não lembramos conscientemente das existências pregressas se somos sempre a mesma individualidade?
O esquecimento funciona em nosso benefício, por inúmeras razões. A principal é que se lembrássemos haveria um sobreposição de experiências que nos perturbaria. Há pessoas que vão parar em hospitais psiquiátricos por lembrarem da existência passada, embaralhando duas personalidades em sua cabeça. Imaginemos se isso ocorresse em relação a incontáveis personalidades de vidas anteriores…


De que valem as experiências reencarnatórias, se não guardamos lembrança delas?
Guardamos seu substrato, a manifestar-se em tendências e vocações. Ninguém revela facilidade para determinada atividade por mero condicionamento genético. Tudo é fruto de experiências passadas, envolvendo, inclusive, o relacionamento afetivo e familiar. Tendemos a reencontrar afetos e desafetos do pretérito, a fim de consolidar afeições e desfazer aversões. Não lembramos, mas experimentamos sentimentos muito fortes, que transcendem o presente. Remontam a vivências anteriores.


Nenhum comentário: